
Hoje, sábado, dia 20 de Outubro de 2007, comemora-se o Dia Mundial da OsTeOpOrOsE, doença silenciosa que em Portugal afecta cerca de 10% da população, sendo as mulheres as mais afectadas devido a redução hormonal após a menopausa.
A perda gradual de massa óssea é uma manifestação normal do envelhecimento. A osteoporose surge do desequilíbrio entre formação e a reabsorção de tecido ósseo com o consequente aumento da fragilidade do osso que assim fica mais susceptível a fracturas.
Assim, para além do diagnóstico precoce ou do tratamento a realizar aquando a detecção desta doença hereditária, o importante passa pela PREVENÇÃO ou pelo menos o retardar do seu aparecimento. O exercício físico regular associado a uma alimentação equilibrada, rica em rica em cálcio e vitamina D são medidas a tomar!
A nível nutricional, a ingestão de leite e derivados, cereais, peixe essencialmente a sardinha, hortícolas de folha verde e frutos secos são por excelência boas fontes de cálcio, existindo assim variedade para atingir os 1500mg/dia recomendados para indivíduos com osteoporose.
O importante não é a quantidade de osso mas a qualidade, pense nisto e mexa-se pela sua saúde!
Outras páginas relacionados com o tema:
http://www.aporos.pt/
http://www.medicosdeportugal.iol.pt/action/2/cnt_id/41/
http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/doencas/doencas+reumaticas/osteoporose.htm
http://www.mimosa.com.pt/site/cgi-bin/mm_a_saudavel_00.asp?tipo=17
http://canalescolar.lactogal.pt/slpage.php?page=14
http://www.roche.pt/index.cfm/saude/osteoporose/
http://www.unioeste.br/projetos/unisol/projeto/c_fisioterapia/osteroporose.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário