domingo, 2 de dezembro de 2007

Slow Food, o movimento do caracol!


A Slow Food é uma associação internacional, que teve o seu inicio em Itália e que foi criada como uma "resposta aos efeitos padronizantes do fast food; ao ritmo frenético da vida actual; ao desaparecimento das tradições culinárias regionais; ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação, na procedência e sabor dos alimentos e como a nossa escolha alimentar pode afetar o mundo."

Este movimento tem como base a ecogastronomia, que restitui ao alimento a sua dignidade cultural, favorece a sensibilidade do gosto e luta pela preservação e uso sustentável da biodiversidade. Protege espécies vegetais e raças animais, contribuindo para a defesa do meio ambiente, da cozinha típica regional, dos produtos saborosos e do prazer da alimentação.


Para conhecer melhor este Movimento, visitem o site http://www.slowfood.com/, onde para além de uma explicação mais pormenorizada sobre os fundamento e motivações dos associados, podem saber onde se realizam as actividades desenvolvidas por esta associação.


Como futuros nutricionistas, atribuimos bastante importância a estas novas e diferentes abordagens sobre a alimentação e aguardamos com espectativa uma resposta da nossa sociedade a este movimento.
Consideramos que muitos dos fundamentos e acções em que se baseia este movimento seriam uma mais valia ao implementarem-se nas nossas rotinas e estilos de vida!

2 comentários:

Martins disse...

Penso que esta iniciativa é muito importante, uma vez que a nossa sociedade hoje em dia é movimentada pelo stress e as pessoas não têm tempo para se sentar, comer calmamente e saborear os alimentos. Mencionando também o facto de não se alimentarem de forma correcta e saudável. Gostei do blog. Parabéns às futuras nutricionistas

Marcelo disse...

O Slow Food tem um site de suas ações no Brasil, o endereço é:
www.slowfoodbrasil.com

conheça e divulgue